segunda-feira, 29 de outubro de 2012

ATIVIDADES

 Pensando na lista elaborada no post anterior, das situações do cotidiano em que aparecem as operações matemáticas, selecionamos duas situações ("folheto de supermercado"/cantina da escola - sistema monetário) e preparamos uma atividade referente para ser aplicada em sala de aula.
 A atividade foi aplicada numa turma de 3º ano do Ensino Fundamental. Veja alguns resultados:

 
 
 

O DINHEIRO COMO RECURSO PARA ESTUDAR OS NÚMEROS 


A atividade elaborada e aplicada mostra o quanto o sistema monetário brasileiro pode ser útil no trabalho didático que focaliza a composição e a decomposição de números, ampliando os conhecimentos numéricos das crianças e ajudando-as a estabelecer novas relações.
 Os objetivos foram: fazer uso do conhecimento que se tem sobre o valor das cédulas do real; perceber que os números têm um uso social e que estão presentes em muitas situações do cotidiano; compor e decompor números, fazendo uso do princípio adivito, multiplicativo e do valor posicional dos algarismos, utilizando para isso as cédulas.
 Socializando os resultados obtidos entre os alunos, os mesmos perceberam que os produtos podem ser pagos utilizando-se cédulas de diferentes valores e que estas situações acontecem todos os dias em diferentes lugares.

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