Do ponto de vista individual ajuda o aluno, por um lado, a organizar seu pensamento, devido ao fato de ter de expressá-lo para outras pessoas aumentando o grau de articulação e de precisão na verbalização.Agiliza o trabalho cognitivo, pois o aluno é estimulado a encontrar rapidamente uma solução para a situação–problema apresentada, buscando técnicas eficazes e adequadas, bem como levando-o a explorar outros caminhos.
Do ponto de vista coletivo é possível verificar um maior envolvimento dos alunos, pois esses são incitados a comparar os diferentes procedimentos, fazendo escolhas por um em específico.
A prática do cálculo mental, apesar de não ser muito estimulada pelas escolas brasileiras, pode desenvolver habilidades como a atenção, a memória e a concentração. Além disso, o trabalho sistemático envolvendo o cálculo mental possibilita a memorização de um repertório básico de cálculo.
Conheça neste vídeo o projeto de Matemática da professora Lucimar Borba de Lima, de Ariquemes (RO), vencedora do Prêmio Victor Civita 2011. Para ensinar seus alunos do 2º ano a desenvolver estratégias mentais de resolução, Lucimar propôs uma série de somas e subtrações para os alunos calcularem, explicando por escrito em cartazes os procedimentos utilizados:
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